![]() |
Shopping Light |
Tour gratuito Centro Novo de São Paulo: arquitetura, história e cultura com o Vai de Roteiro
A capital mais importante do Brasil é uma cidade que vive acelerada no ritmo dos negócios, antenada com as inovações e transbordando cultura e história. Estive recentemente em São Paulo para participar de dois importantes eventos relacionados ao mundo das viagens: o Seminário da ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) e a WTM Latin América, maior feira de turismo da América Latina. Sempre acreditei que é possível, e muito enriquecedor, conjugar compromissos de formação com momentos de lazer e descoberta. Aproveitei que minha chegada estava prevista para a manhã de sexta-feira, dia anterior ao Seminário da ABBV, e me inscrevi em um dos passeios oferecidos pela Secretaria Municipal de Turismo da prefeitura de SP aos associados ABBV. Escolhi o tour Centro Novo com o pessoal do Vai de Roteiro.
O ponto de encontro com o guia Rafa Gushi foi no Shopping Light, no passado sede da Companhia Light de energia. Essa empresa canadense foi a responsável pela luz elétrica em São Paulo e outras cidades brasileiras. Lá, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história. O escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo foi o responsável pela construção do edifício Alexandre Mackenzie, que exibe influências da arquitetura francesa, muito em voga na época.
![]() |
Elevador histórico do Shopping Light |
Começamos admirando o elevador histórico, ainda hoje em funcionamento, e os elegantes traços art nouveau do hall de acesso aos mesmos. Destaque para o piso e para a claraboia com vitrais coloridos.
Em 1999, após reforma, o edifício passou a abrigar o Shopping Light. Graças ao tombamento temos a certeza de sua preservação. Não deixe de visitar o terraço de onde se tem uma vista privilegiada da região central incluindo o Teatro Municipal e o edifício da Prefeitura. É lá que também estão dois sofisticados restaurantes - o Abaru e o Notiê.
![]() |
Terraço do Shopping Light |
O tour seguiu para o Theatro Municipal, que foi o primeiro prédio de São Paulo a receber luz elétrica. Segundo nosso guia a inauguração da iluminação foi um evento tão diferente que reuniu moradores de todos os cantos para admirar a novidade. Visitamos apenas o hall lateral mas foi possível dar uma espiada no belíssimo hall principal. A visita guiada ao teatro é um programa que vale super a pena. Nas escadarias apreciamos a fachada do teatro e soubemos que foi inspirada na Ópera de Paris. De lá também tivemos uma bela vista para o prédio da prefeitura, com seu surpreendente jardim no terraço. Na frente do teatro está um prédio antigo que abrigou a icônica loja de departamentos Mappin, e que está sendo revitalizado para, em breve, receber mais uma unidade do SESC, que promete se tornar um novo polo cultural na região.
![]() |
Theatro Municipal |
Caminhamos por algumas ruas do centro e o guia chamou nossa atenção para as galerias comerciais, que quando foram construídas trouxeram um conceito inovador de maior convívio social e de espaço aberto em meio aos prédios. A biblioteca Mario de Andrade foi nosso ponto de parada. É imponente a fachada no estilo Art-Déco da primeira e maior biblioteca pública de SP. O busto do famoso escritor, que teve papel de destaque na Semana de Arte Moderna, encontra-se no hall de entrada. A biblioteca é verticalizada, conta com espaço infantil, dispõe de devolução automática de livros e tem um acervo de mais de 3 milhões de títulos que merece uma apreciação mais detalhada.
![]() |
Biblioteca Municipal Mario de Andrade |
Ali bem perto fica o hotel Jaraguá, inaugurado em 1954, época de comemoração do quarto centenário da cidade, tornou-se muito famoso por receber personalidades e artistas conhecidos mundialmente. Foi pioneiro na estética modernista que brincava com a ideia de um mesmo espaço ter várias funções diferentes e assim além de hotel tinha o parque gráfico do Estadão, jornal paulistano. O guia Rafa Gushi inclusive sugeriu que quem tivesse interesse em provar o famoso sanduíche de pernil do Estadão, depois visitasse a lanchonete que é uma referência.
Um dos pontos altos do tour é o icônico Edifício Copan. Projeto de Oscar Niemayer tem em sua fachada sinuosa a marca registrada de seu autor. Localizado na avenida Ipiranga imortalizada na canção de Caetano, o prédio tem 1600 apartamentos de diferentes tamanhos e virou moda alugar uma moradia ali ou apenas se hospedar por uns dias. O movimento de aluguel pelo AirBnb é tão grande que no térreo tem uma central de apoio ao hóspede. É lá que encontramos a Floresta uma das cafeterias mais antigas da cidade, um verdadeiro refúgio nostálgico em meio à modernidade. Lojas, bares e restaurantes também marcam presença.
![]() |
Edifício Copan |
Dali seguimos até um posto CIT (Central de Informação Turística) onde é possível pegar mapas da cidade, guia de atividades de lazer com crianças e outros materiais além de receber atendimento.
![]() |
CIT Centro de Informação Turística |
Bem em frente, fica o edifício Círcolo Italiano, mais conhecido como Edifício Itália onde no terraço funciona o restaurante italiano Terraço Itália bastante conhecido na cidade. O segundo prédio mais alto da cidade de SP é patrimônio histórico. Próximo a ele está o Edifício Esther que foi o primeiro a ter apartamentos duplex na capital. Ele também tinha uma característica incomum para a época que era ter espaços residenciais e comerciais no mesmo prédio. Saber dessas informações transformou o olhar sobre cada pedacinho da cidade.
![]() |
Edifício Itália |
No caminho também observamos o edifício Louvre, um prédio que foi o primeiro a ter a fachada revestida por pastilhas de vidro. Ainda bem que ele é tombado desde 1992 e assim continuaremos a poder apreciá-lo. Enfim, o tour Centro Novo é também um passeio arquitetônico, pois admiramos prédios com características ímpares, com história própria e estilo marcante.
Finalizamos chegamos ao Sesc 24 de Maio, última parada do tour Centro Novo e um dos pontos altos do passeio. Subimos até o penúltimo andar chamado Cafeteria Jardim da Piscina e fomos presenteados com um espaço incrível: um espelho d'água convidativo num imenso vão livre onde as pessoas relaxavam em cadeiras super confortáveis ou conversavam em mesinhas saboreando um cafezinho. De lá, a vista da cidade é espetacular, permitindo avistar até mesmo o majestoso Farol Santander.
![]() |
SESC 24 de Maio |
Um passeio gratuito, cultural e transformador
O Vai de Roteiro, na voz e conhecimento de Rafa Gushi, foi um tour riquíssimo. Um passeio leve e informativo, cheio de detalhes históricos e curiosidades que enriqueceram a experiência. Foi uma oportunidade incrível olhar para São Paulo com outros olhos, descobrir camadas de história e cultura que muitas vezes ficam escondidas sob a superfície da metrópole moderna.
Durante o tour tivemos o prazer da companhia da Shirlei Dantas, simpática e atenciosa guia auxiliar e fotógrafa do grupo nos diferentes pontos de parada do passeio.
Para mim, foi uma oportunidade incrível de ter um outro olhar para essa cidade que amo e não me canso de visitar. A parceria da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo com a ABBV proporcionou uma forma super simpática de receber os participantes do oitavo Seminário da ABBV.
Se você, assim como eu, acredita que viagens podem combinar diferentes propósitos com momentos de lazer, o tour Centro Novo do Vai de Roteiro, é uma excelente pedida em São Paulo. É uma forma de estreitar seus laços com a cidade, de aprender algo novo e de criar memórias que deixarão vontade de voltar.
Dica de Uma Senhora Viagem: Consulte os horários e a disponibilidade dos tours do programa Vai de Roteiro e garanta sua vaga. Acesse o site ou aplicativo Sympla para fazer a reserva. Lembre-se que os tours são gratuitos.
Postar um comentário